O destino do Botafogo da Paraíba na Série C ganhou contornos de fábula. Para alcançar o paraíso sonhado da Série B, o Belo precisa atravessar um território denso, cheio de obstáculos e incertezas: uma Floresta.
O analista Gilson Lima, do programa Futebol em Alta da Rádio Alta Potência, descreveu com precisão esse cenário. Mas aqui, a metáfora tem nome e endereço: o Floresta Esporte Clube, adversário direto na luta pela vaga.
“Sim, o caminho do Belo passa por dentro de uma Floresta. Do outro lado, há um lago chamado de paraíso do torcedor, mas para chegar até lá, o Botafogo precisa escolher bem suas trilhas e escapar das armadilhas”, destacou Gilson.
Trilhas possíveis para o Belo
Na caminhada, vencer o Anápolis é a primeira e mais urgente tarefa. Sem isso, não há caminho aberto. Mas mesmo com a vitória, será necessário contar com o vento soprando a favor em outros jogos. As possibilidades são:
- Que o Floresta F.C. e Ituano não vençam.
- Que o Floresta e Brusque não vençam.
- Que o Floresta tropece e o Guarani perca.
- Ou ainda que o Floresta não vença e um dos três caia (Ituano, Brusque ou Guarani).
Em qualquer um desses cenários, o Belo encontrará a clareira que leva ao paraíso da Série B.
O perigo da Floresta
Mas o analista também deixa um alerta em tom sombrio: “Uma vitória do Floresta e todas as dificuldades do Belo serão em dobro”. É como se a mata se fechasse, dificultando ainda mais a caminhada.
Assim, o Botafogo da Paraíba vive dias de tensão e esperança. O Belo precisa lutar, acreditar e torcer para que os caminhos dentro dessa “Floresta” não se tornem um labirinto sem saída.
A esperança do torcedor
Se a matemática impõe obstáculos, a paixão mostra alternativas. O Belo já atravessou outras tempestades em sua história e sempre encontrou forças na sua torcida. Agora, mais do que nunca, é hora de acreditar que cada grito vindo das arquibancadas pode abrir novas trilhas. Porque, no fim das contas, nenhuma Floresta é grande demais quando o coração do torcedor paraibano empurra o time para a vitória.
Gilson Lima
Apresentador e comentarista do programa Futebol em Alta na Rádio Alta Potência.