Por David Menezes 25/07/2023 13h3o
Com o objetivo de obter uma sensação mais intensa de proteção, diversas organizações buscam o auxílio de serviços de segurança privada. Entretanto, ao pesquisarem sobre a contratação dessa atividade, surgem várias dúvidas que são bastante comuns. É frequente a confusão de termos, especialmente quando se trata de segurança e vigilância. É fundamental ter em mente que essas palavras possuem significados distintos. Vamos esclarecer a diferença entre vigilância e segurança patrimonial.
O QUE É VIGILÂNCIA PATRIMONIAL?
É a prática que tem como objetivo assegurar a integridade das pessoas, podendo ser exercida em diversos ambientes. A vigilância patrimonial atua de maneira preventiva e sistêmica para proteger. Ela pode estar nas áreas rurais e urbanas, setores públicos ou privados e em condomínios e empresas. A vigilância patrimonial tem algumas formas de atuação, são elas:
Orientação: uma das principais atitudes deve ser a de informar, deixar claro como são as regras e procedimentos de segurança.
Averiguação: neste passo é conferido a estabilidade e o bem-estar do local, analisando qualquer indício de anormalidade na área.
Assistência: é qualquer tipo de auxílio prestado pelo vigilante, para pessoas da empresa ou visitante.
Advertência: é um aviso para aqueles que estão em alguma situação irregular, de acordo com as normas de segurança. Deve ser feito com o intuito de evitar ações indevidas.
Intervenção: o ato feito em uma situação que está acontecendo ou vai acontecer, tem o objetivo de controlar as ações do momento.
Registro de ocorrência: é a narrativa de todos os fatos ocorridos na empresa, o registro é feito pelo vigilante.
O QUE É SEGURANÇA PATRIMONIAL?
Segurança patrimonial é um grupo de medidas e práticas, tem como objetivo manter o patrimônio livre de interferências, perturbações e danos. Também tem a finalidade de garantir a integridade física das pessoas, assim como a do patrimônio.
O propósito principal da segurança patrimonial é prevenir e reduzir ao máximo o risco de perdas. Para que o serviço seja efetivo é necessário ter um planejamento completo, uma análise de riscos e profissionais treinados.
Ao falar de danos podemos destacar roubos, furtos, incêndios, acidentes e qualquer outro evento que possa causar prejuízos para a organização.
As perturbações são ocorrências que ameaçam, alteram ou interrompem a rotina do local, elas também podem causar prejuízos financeiros.
Interferências também podem ser evitadas, em grande parte das vezes são espionagens, sabotagens, roubo de informações e atos de concorrência desleal. Qualquer ato que possa afetar o negócio da empresa.
Para resumir, a segurança patrimonial é um conjunto de medidas e práticas e a vigilância patrimonial é a atividade exercida para a proteção. Ambas fazem parte de um plano de segurança privada, juntas são uma forte arma na prevenção de ocorrências criminosas.